• Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul

 

exposição fotográfica

A Fé que Conduz: 

do Senegal a Caxias do Sul

por Marcia Marchetto

curadoria de Liliane Giordano

março de 2016

no Museu Municipal de Caxias do Sul

Há muito mais por trás de uma exposição do que seus olhos captam.

Fazer uma leitura poética do que o fotógrafo tenta expressar por meio de suas imagens traz à tona a sensibilidade do que se viu e sentiu na hora do clique. É possível, ao observar as parte soltas do projeto, construir um conjunto sólido, no qual cada imagem converse entre si. Acaba-se por estabelecer novos valores, criando um verdadeiro manifesto estético e cultural. Assim, o significado de cada imagem é ampliado, e o que se sobressai é o que ela tem de mais precioso e intrínseco a si.

A curadoria, ao sugerir um diálogo entre as imagens, precisa entender a essência da obra, para não retirá-la do contexto em que foi pensada pelo fotógrafo. É importante conduzir o espectador por uma linha de pensamento a partir do processo de criação do artista.

Mais do que belas imagens para contemplar, a exposição “A fé que conduz: do Senegal a Caxias do Sul”, de Marcia Marchetto, propõe compreender um pouco melhor a fé do outro, nos aproximando, assim, do diferente. Ao ver através do olhar de Marcia, também é possível se conectar à fé que conduz. Podemos ir ainda mais além. Que sejamos nós mesmos os fios condutores de entendimento e compreensão frente as diferenças culturais, de gênero, de raça, de religião, de idioma. Que possamos compreender que todos nós, seres humanos, buscamos o entendimento frente ao olhar do outro.

curadoria Liliane Giordano