• Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul

 

exposição fotográfica

Coleção de Memórias

por 

Carla Tessari

Carlos Gandara

Fabrizio Brustolin

Javier Paquito Herrera

José Alberto Selbach Junior

Marilise Pedroso Cesa

René Rossi 

curadoria de Liliane Giordano

agosto de 2016

no Shopping San Pelegrino Caxias do Sul

O museu é um espaço de preservação da história coletiva. Não da sua memória. Não da minha. Mas da nossa história como um povo. Que tem fatos, aspectos, raízes em comum. Aquelas lembranças que todos partilham. Seja por meio de qualquer sentido que nos desperte sensação de pertencer: as intangíveis memórias, os objetos palpáveis, as imagens, os sons, os cheiros.

Se é de todos, o museu não deve ter paredes. Sua estrutura deve ser tão transparente como um vidro, seu tronco central, feito de seda. Para que a luz passe por entre essas estruturas e reflita e expanda as nossas memórias, para que elas estejam sempre ao alcance de todos, visível, palpável, tangível.

Assim surge a exposição fotográfica Coleção de Memórias. Se é de todos, então, nada melhor que um coletivo de fotógrafos para registrar cada detalhe do Museu. Assim, cada recôndito é visitado, e as imagens trazem visões particulares que, na sua diversidade, contemplam o todo. 

Se é para ser transparente, nada melhor então que imprimir algumas destas imagens em papel seda, para deixar toda a luz passar pelo papel e espalhar sensações de pertencimento histórico a quem as observa. Cada obra, assim, produz sombras difusas, mas desperta sentimentos concretos no observador.

E se é de sentidos que falamos, se é pelos sentidos que nos apropriamos do mundo ao nosso redor, a exposição Coleção de Memórias quer propiciar um contato com a nossa história coletiva por meio deles. Assim, é importante interagir com o que cada imagem pretende despertar. Preste atenção aos estímulos sensoriais. Mas não fique restrito a isso. Uma só imagem pode trazer dezenas de sentidos. E sensações. Com a leveza de um papel seda. Mas com a concretude de nossa história.