• Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul

 

exposição fotográfica

Manu em Auschwitz

por Manuela Suzin Mantovani

curadoria de Liliane Giordano

outubro de 2015

em Livraria do Arco da Velha

Caxias do Sul

As histórias que o antigo campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, conta aos seus visitantes são emocionantes para qualquer adulto. Ainda mais pelos olhos de uma criança. É o caso de Manuela Suzin Mantovani, que assina esta exposição.

 

Manu tem apenas 11 anos. A menina aproveitou uma viagem à Europa com a família para convencer a mãe a levá-la até o campo. Ela se interessou por este assunto depois de acompanhar os pais em um curso sobre a Segunda Guerra Mundial.

 

A ideia de fazer a exposição ocorreu antes mesmo da viagem. Ainda aqui no Brasil, Manu disse a mãe que teria que passar o dia todo lá, para registrar as imagens em diversas horas do dia, a fim de captar a luz ideal para as fotografias.

 

O que ela nos trouxe são fotos em preto e branco que registram o cotidiano dos judeus forçados a viver no campo de concentração. As imagens passam desde uma enganadora tranquilidade, como ruas e galpões desertos, e até retratam sutilmente os horrores, como roupas de criança e escovas de cabelos abandonadas por lá.

 

O resultado desta exposição demonstra que as crianças podem sim ser introduzidas à História. Ao abrir espaço para que elas participem do entendimento da sociedade como um todo, nota-se que as suas manifestações são consistentes e cheias de sensibilidade.

 

O mundo infantil é sempre colorido? Depende. A infância não precisa ser um universo apenas de contos de fadas. Às vezes, as crianças têm um olhar até mais criterioso e sensível para retratar alguns fatos. A fotografia foi o meio encontrado pela Manu para expressar todas as suas emoções perante um marco importante na História.

 

Curadora Liliane Giordano