• Sala de Fotografia

Diretora da Sala de Fotografia conquista título de mestre


Liliane Giordano, diretora da Sala de Fotografia, defendeu sua dissertação de mestrado na última quarta-feira (24/02). Ela foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Com o tema "Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de Imagens", Liliane analisa a mudança da percepção do olhar dos alunos após realizarem a Oficina de Fotografia da Sala de Fotografia. O estudo propõe um percurso didático a partir das experiências da Oficina, que contribui de forma significativa para o pensamento crítico sobre as imagens.

De acordo com diretora, a pesquisa destacou conceitos que apresentam o percurso histórico da fotografia como um documento, como uma forma de expressão e como linguagem, sendo esta linguagem passível de leitura. O proposto não é uma idealização da fotografia produzida pelos alunos na Oficina, nem busca necessariamente um resultado melhor, em termos técnicos nas imagens por eles produzidas. "O objetivo é fazer com que o aluno exercite sua criatividade, criticidade, e que comece a interagir de outra forma com as centenas de imagens que o cercam diariamente", diz Liliane.

Ainda segundo Liliane, a formação acadêmica neste segmento da educação do olhar é muito importante, pois alia a técnica a uma teoria fundamentada.

Professoras que compuseram a banca (da esq. p/ dir.): Umbelina Maria Duarte, Luciana Gruppelli Loponte, Analice Dutra Pillar, Liliane Giordano e Silvana Boone.

#dissertação #mestrado #UFRGS #pósgraduação #LilianeGiordano #SaladeFotografia

15 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul