• Sala de Fotografia

Exposição fotográfica registra religiosidade dos imigrantes senegaleses em Caxias do Sul


Conhecer para compreender as diferenças culturais. É com este objetivo que surge a exposição fotográfica “A Fé que Conduz: do Senegal a Caxias do Sul”, de Marcia Marchetto, que traz imagens da expressão religiosa dos imigrantes na cidade. O lançamento ocorre dia 31 de março, às 19h30, no Museu Municipal de Caxias do Sul. A curadoria é da diretora da Sala de Fotografia, Liliane Giordano.

Durante o lançamento, senegaleses trajados tipicamente vão apresentar aspectos culturais de seu país. A exposição é composta por 32 imagens dos imigrantes em Caxias do Sul, que registram cerimônias religiosas do Muridismo, vertente sufi do Islamismo. Marcia obteve a permissão do Instituto Nouroud Darayni Caxias do Sul para fotografar seus integrantes.

A exposição “A Fé que Conduz: do Senegal a Caxias do Sul” surgiu com a ideia de Marcia Marchetto de documentar as práticas religiosas dos imigrantes senegaleses na cidade. “Ao conhecer e entender a fé e a religiosidade de um grupo estrangeiro, passa-se a respeitar as diferenças culturais. Assim, ocorre uma integração social”, enfatiza Marcia.

A curadora da mostra, Liliane Giordano, acredita que as fotos podem aproximar pessoas. “O que as fotos de Marcia Marchetto fazem é mostrar aos daqui – os brasileiros – a riqueza da expressão dos de lá – os senegaleses.”

Marcia Marchetto é médica. Paralelamente a sua carreira profissional, desenvolve como hobby a fotografia amadora. Tem especial apreço pela fotografia documental. É integrante do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.

Serviço:

O quê: lançamento da exposição fotográfica “A Fé que Conduz: do Senegal a Caxias do Sul”, de Marcia Marchetto

Quando: 31 de março, quinta-feira

Horário: às 19h30

Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 286, Centro – Caxias do Sul).

Período da exposição: de 1º de abril a 07 de maio. De terça a sábado, das 9h às 17h.

Agendamentos: para visitas mediadas, solicitar pelo e-mail museumunicipal@caxias.rs.gov.br

Informações: 54 3221.2423

Mais informações:

Sabrina Didoné

Jornalista

Sala de Fotografia

saladefotografia@gmail.com

(54) 3534.8994

Rua Garibaldi, 789, sala 177, Ed. Estrela. Caxias do Sul, RS.

http://www.saladefotografia.com/

#exposiçãofotografica #marciamarchetto #curadoria #LilianeGiordano #SaladeFotografia

23 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul