• Sala de Fotografia

Evento de confraternização apresenta cultura dos imigrantes italianos aos senegaleses


Que tal apresentar aos senegaleses a cultura italiana tal como era vivenciada pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram? É o que propõe o evento que ocorre dia 29 de abril, sexta-feira, às 19h30, no Museu Municipal de Caxias do Sul.

A ideia é promover uma confraternização para recepcionar os senegaleses. O encontro vai mostrar a cultura dos imigrantes italianos em Caxias do Sul a partir de uma visita guiada pelo Museu Municipal. Também haverá música e dança típicas italianas. A culinária terá seu espaço: será servida uma pequena amostra da comida italiana.

Esta visita dos senegaleses à cultura dos imigrantes italianos surge a partir do que ocorreu no lançamento da exposição “A fé que conduz: do Senegal a Caxias do Sul”, no qual eles demonstraram sua música, dança e cultura aos caxienses. “Foi um momento tão intenso de troca de experiências que queremos repetir a dose, manter essa integração cultural”, afirma a autora das fotos da exposição, a médica Marcia Marchetto.

De acordo com uma das organizadoras da ação cultural, a fotógrafa e curadora da exposição Liliane Giordano, o evento também é um meio de abrir as portas do Museu à comunidade. “É uma importante forma de revalorização desse espaço histórico, de ocupá-lo e ao mesmo tempo fazer a confraternização de duas culturas distintas”, reflete.

Exposição:

Conhecer para compreender as diferenças culturais. É com este objetivo que surge a exposição fotográfica “A Fé que Conduz: do Senegal a Caxias do Sul”, de Marcia Marchetto, que traz imagens da expressão religiosa dos imigrantes na cidade. A visitação vai até o dia 7 de maio, de terça a sábado, das 9h às 17h, no Museu Municipal de Caxias do Sul.

A exposição é composta por 32 imagens dos imigrantes em Caxias do Sul, que registram cerimônias religiosas do Muridismo, vertente sufi do Islamismo. Marcia obteve a permissão do Instituto Nouroud Darayni Caxias do Sul para fotografar seus integrantes.

Serviço:

O quê: evento de confraternização: apresentação da cultura italiana dos imigrantes aos senegaleses

Quando: 29 de abril, sexta-feira

Horário: às 19h30

Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 286, Centro – Caxias do Sul).

Período da exposição “A fé que conduz: do Senegal a Caxias do Sul”: de 1º de abril a 07 de maio. De terça a sábado, das 9h às 17h.

Agendamentos: para visitas mediadas, solicitar pelo e-mail museumunicipal@caxias.rs.gov.br

Informações: 54 3221.2423

Mais informações:

Sabrina Didoné

Jornalista (0018277/RS)

Sala de Fotografia

saladefotografia@gmail.com

(54) 3534.8994

Rua Garibaldi, 789, sala 177, Ed. Estrela. Caxias do Sul, RS.

http://www.saladefotografia.com/

#senegaleses #CaxiasdoSul #MuseuMunicipal #confraternização

11 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul