• Sala de Fotografia

Fotógrafo caxiense lança crowdfunding para publicar livro de fotografias de nu artístico


Uma desmistificação do nu. É o que propõe o fotógrafo caxiense Ale Ruaro em seu projeto “Naked Friends”. Com curadoria de Silvana Boone, o artista pretende lançar um livro com 60 fotos de mulheres sem roupa, que revelam seus corpos numa quebra de paradigmas que os transformam em obras de arte. Para concretizar o lançamento do livro, Ale Ruaro lançou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse.

Ale Ruaro, ao fotografar todos os tipos de corpos, contribui para acabar com preconceitos e atenuar a estereotipização da beleza física. Ele também busca registrar as pessoas em lugares que tenham a ver com elas, seja no meio do mato, na estrada, em lugares públicos. “Quero um projeto que não tenha sexismo, que não tenha sensualidade, que eu consiga mostrar a beleza de todos os corpos sem o apelo sexual, sem o corpo ser visto como um produto”, diz o fotógrafo no vídeo da campanha de crowdfunding.

Não é apenas da roupa que as participantes de despem no projeto: ao expor seu corpo para o olhar atento da câmera, uma nova percepção de si pode surgir. “Me interessa entender como as pessoas se despem para esse nesse projeto. E é muito interessante ver o que esse projeto causa na vida de cada um deles, inclusive na minha”, explica.

Alessandro Ruaro fotografa há duas décadas. Natural de Caxias de Sul/RS, ele escolheu a representação do corpo humano como repertório visual. Já conquistou diversas premiações nacionais e internacionais com o seu trabalho. Recentemente, recebeu menções honrosas com duas fotografias suas no Moscow Photo Awards 2016.

Para saber mais sobre o projeto “Naked Friends” e a campanha de financiamento coletivo, acesse o link.

Texto: Sabrina Didoné (jornalista - 0018277/RS)

Fotos: Ale Ruaro - divulgação

#AleRuaro #NakedFriends #crowdfunding #financiamentocoletivo #nu

128 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul