Livro "Ecos do Passado" resgata histórias de Caxias do Sul


De autoria de Marcos Fernando Kirst, lançamento ocorre no próximo sábado. Sala de Fotografia realizou a restauração das fotos antigas presentes na obra

Em um livro intitulado “Ecos do Passado” - e que conta histórias de Caxias do Sul desde meados do século XVII até 1910 - o lançamento não podia ser em outro local: o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A casa vai abrigar a sessão de autógrafos da obra do jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, que ocorre neste sábado, dia 25 de junho, às 10h. No dia, a obra vai ser comercializada por R$ 30.

O Arquivo foi o responsável por prover diversas fotos históricas para o livro. No total, são 208 páginas, divididas em 18 capítulos e ilustradas com mais de 50 fotos antigas - a restauração digital das imagens foi realizada pela Sala de Fotografia. A seleção das fotos no acervo do Arquivo ficou a cargo do jornalista Rodrigo Lopes, responsável pela coluna “Memória” do Jornal Pioneiro.

"Ecos do Passado" retrata a história de Caxias do Sul de uma forma não-acadêmica, aproximando o leitor da obra. No livro, é possível conhecer personagens como o pioneiro Félix Laner e a desbravadora Ana Rech, bem como entender os primórdios de Caxias, as primeiras famílias, a chegada do trem, as batalhas iniciais e como se estabeleceram as atividades do comércio, agricultura e a influência religiosa. Estes textos são oriundos de uma coluna fixa Kirst manteve na revista Acontece Sul entre 2012 e 2013.

Para Kirst, os ecos do passado carregam informações importantes para entender o presente e construir o futuro. “Conhecer o passado é tarefa vital para que uma sociedade e os cidadãos que a integram possam compreender o contexto que os define e, de posse dessa informação, estejam instrumentalizados para dar sequência ao processo civilizatório rumo a um mundo melhor, mais desenvolvido, mais justo e humano”, avalia.

Marcos Fernando Kirst é jornalista e escritor, natural de Ijuí, mas radicado em Caxias do Sul desde 1992. Cronista diário do Jornal Pioneiro, integra a Academia Caxiense de Letras (cadeira 11) e foi patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul no ano de 2010. Entre suas obras (20 entre ficção e não-ficção) estão “Em Silêncios” (vencedora do Concurso Anual Literário de Caxias em 2011), “Dois Passos Antes da Esquina”, “Insetolândia” e “A Sombra de Clara” (ganhadora dos prêmios Açorianos de Criação Literária em 2014 e Vivita Cartier em 2016). É autor de livros de resgate histórico, incluindo “Serra Gaúcha: O passado Presente”, “Casa da Cultura: 30 Anos Irradiando Arte”, “Geremia: Um Olhar de Pai para Filho” e “Miseri Coloni: 30 Anos de Palco”.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Ecos do Passado”, com sessão de autógrafos com o autor Marcos Fernando Kirst

Quando: sábado, dia 25 de junho

Horário: a partir das 10h

Local: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Avenida Júlio de Castilhos, 318, bairro de Lourdes, Caxias do Sul)

Preço: R$ 30,00 (promocional de lançamento), vendido no local

Texto: Sabrina Didoné (jornalista - 0018277/RS)

Fonte: release da assessoria de imprensa (Silvana Toazza)

Foto: capa do livro – divulgação

#MarcosFernandoKirst #EcosdoPassado #lançamentodelivro #sessãodeautógrafos #CaxiasdoSul #históriadeCaxiasdoSul #restauração #ArquivoHistórico #notíciasSaladeFotografia

131 visualizações
  • Facebook Clean

+55 54 35348994 |+55 54 9.91597637

saladefotografia@gmail.com 

Rua Garibaldi, 789. Edifício Estrela, 17º andar, sala 177

​CEP 95084-900

Caxias do Sul, RS, Brasil. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube
  • Instagram

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul