Exposição fotográfica Passagens exibe 500 fotos de Julio Soares


Mostra traz laboratório de revelação de

fotografias analógicas para a Casa da Cultura de Caxias do Sul

O fotógrafo Julio Soares comemora 25 anos de carreira. E para celebrar as suas bodas de prata, ele inaugura amanhã, dia 4 de agosto, a exposição fotográfica Passagens, na Galeria de Arte Gerd Bornhein da Casa da Cultura. A curadoria da mostra é da diretora da Sala de Fotografia, Liliane Giordano.

E foi à Liliane que coube a difícil missão de selecionar apenas 500 imagens para a exposição, em um universo de 2,5 milhões de imagens digitais e em torno de 150 mil chapas de negativos que compõem o acervo do profissional.

A instalação para a mostra é multilinguagens. O visitante inicia seu passeio por 25 fotos de celular registradas em viagens de Julio. Após ser guiado por um caminho que apresenta o olhar descompromissado do fotógrafo, o espectador irá conhecer o trabalho do profissional, por meio de registros desenvolvidos para clientes durante este período.

Ainda, o visitante poderá conhecer um laboratório de revelação de fotografias analógicas e conferir uma projeção com cliques que representam esse rumo traçado por ele. Cinco caixas de luz, estilo luminárias, estarão dispostas em módulos e também terão fotografias. A exposição conta ainda com 28 quadros, dois fotolivros e imagens soltas para manuseio.

“A ideia da exposição vem de encontro ao seu nome: é uma passagem por diversos momentos desta carreira de 25 anos do Julio. As imagens dos quadros focam sobretudo em fotos de viagem, nas quais há um olhar descomprometido do profissional, mas sempre comprometido com a imagem. As fotografias perpassam, mesmo assim, contextos políticos, sociais, culturais e até mesmo arquitetônicos, fazendo o espectador embarcar na viagem da vida de Julio Soares”, destaca a curadora Liliane.

O projeto Passagens tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Agrale e Metadados.

Serviço:

O quê: abertura da exposição Passagens, de Julio Soares

Quando: dia 4 de agosto, quinta-feira

Horário: 19h30

Onde: Galeria de Arte Gerd Bornhein da Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro)

Visitação: de 5 a 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h

Foto: Julio Soares

#exposiçãofotográfica #passagens #JulioSoares #curadoria #curadoraLilianeGiordano #notíciasSaladeFotografia #SaladeFotografia #LilianeGiordano

60 visualizações
  • Facebook Clean

+55 54 35348994 |+55 54 9.91597637

saladefotografia@gmail.com 

Rua Garibaldi, 789. Edifício Estrela, 17º andar, sala 177

​CEP 95084-900

Caxias do Sul, RS, Brasil. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube
  • Instagram

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul