• Sala de Fotografia

Carta aberta: considerações finais sobre a 11ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul


A Semana da Fotografia de Caxias do Sul chegou a 2018 fortalecida, celebrando seu aniversário de onze anos. Mais de uma década não é pouca coisa: os festivais de fotografia mais importantes do país têm todos aproximadamente a mesma idade, quando não menos. Temos muito a comemorar, de fato. Apesar do nome sugerir que seriam sete dias de programação, tivemos vinte dias de atividades gratuitas e abertas a toda a população caxiense.

Tantas atividades só foram possíveis graças a um motivo: a Semana da Fotografia é colaborativa. A variedade de palestras, workshops, oficinas e exposições revelam que muita gente esteve engajada, querendo ver o evento crescer e florescer. Foram muitas pessoas e instituições se doando em prol da educação visual.

Quem acompanha o evento nos bastidores sabe que há uma doação intensa para que o evento aconteça. Ele é fruto da parceria que dá certo entre o poder público e o privado. É nessa união de forças que as atividades acontecem. São os muitos oficineiros que fazem um trabalho voluntário, os funcionários públicos que passam noites trabalhando. E é claro que envolve o público: neste ano, muitas atividades estavam com as vagas lotadas e com filas de espera, provando que a Semana da Fotografia de Caxias do Sul cresceu não apenas em número de dias de realização, mas também e sobretudo em interesse, engajamento e visibilidade. Mesmo com a chuva e o frio típicos de agosto na Serra Gaúcha, os inscritos mantiveram sua participação.

Também nesta edição tivemos a estreia de novos professores de oficinas e palestras. Assim, percebe-se que não só o público está se diversificando cada vez mais, mas também os educadores que se envolvem neste evento. Abrir as portas para novas vozes revela uma pluralidade de debates e trabalhos. Toda essa miscelânea só pode fazer bem, refletindo diretamente na criatividade de cada um. Afinal, novas ideias nascem de cacos de inspirações que colhemos ao longo do caminho, como peças em um imenso quebra-cabeça.

Este também é o primeiro ano que a Semana é realizada depois de se tornar lei municipal. É um marco importante, pois assim passa a integrar o calendário oficial de eventos de Caxias, mas mais que isso: garante a sua realização. Mas sabe o que é o melhor de tudo? Perceber que a Semana da Fotografia de Caxias do Sul não está apenas sobrevivendo. Ela é um evento que tem vida própria, que ganha um novo fôlego ao ver o intenso interesse registrado pela comunidade. Que tenha vida longa!

#semanadafotografia2018 #11ªSemanadaFotografiadeCaxiasdoSul #semanadafotografia #projetodeleisemanadafotografia #semanadafotografiaCaxiasdoSul #cartaaberta #cartaabertaSaladeFotografia

0 visualização
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul