• Sala de Fotografia

Carta aberta: considerações finais sobre a 12ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul

Em 2019, a Semana da Fotografia de Caxias do Sul chegou a sua 12ª edição com quase 30 dias de atividades. Foram mais de 20 entidades e parceiros envolvidos, em uma verdadeira união do poder público e privado, levando a muitas pessoas às mais de 50 atividades gratuitas e 43 exposições fotográficas espalhadas pela cidade.


A Semana, há 12 anos, nada mais é que os esforços de cada um de nós em prol da educação da comunidade, em busca de um mundo melhor para todos a partir do compartilhamento do conhecimento. Em 2019, mais uma vez, realizamos o evento sem nenhum tipo de aporte de verbas públicas e/ou privadas. Por maior que seja o desafio que isto representa, queremos celebrar outro aspecto: quando a gente se junta, e cada um doa um pouquinho do seu tempo, do seu trabalho, podemos fazer um evento grandioso como este acontecer! E isto nos enche de orgulho e de espírito comunitário!


Neste ano, a realização ficou a cargo da Sala de Fotografia e da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, representadas por Liliane Giordano e Caroline Varta, respectivamente. Mas os apoios e parcerias fizeram com que tudo saísse do papel sem precisar de dinheiro. Só temos a agradecer! Temos que enviar a nossa gratidão também a todos que se inscreveram na convocatória. Onze projetos foram selecionados para expôr suas fotografias - um processo inclusivo que permitiu a qualquer pessoa se inscrever por meio de edital.


A Semana da Fotografia 2019 também representou o fim de um ciclo. A partir do ano que vem, o evento muda de nome. Se a Semana tem atividades para o mês todo de agosto, já nem mais tem sentido chamá-la assim, né? Então apresentamos um novo nome e um novo logo. A proposta agora é que o evento passe a se chamar Festival Arte Foto Caxias do Sul. Não é apenas uma mudança de nomenclatura, é uma alteração no âmago, que traz em si novas expectativas e que comprova o quanto a Semana da Fotografia cresceu e se transformou. A partir desta proposta, o que antes era Semana da Fotografia se transforma em Festival Arte Foto Caxias do Sul com o intuito de englobar todas as formas de arte. Afinal, a fotografia nunca esteve excluída, é ela quem é capaz de registrar qualquer manifestação artística, e também de ser ela própria veículo de expressão.


O novo logo, trabalho do designer Mateus Kremer, conta com inspirações do cubismo e da histórica escola de artes Bauhaus, além de fazer uma homenagem ao RGB - as cores utilizadas na fotografia. A opção por este logotipo vanguardista, que olha para o futuro tecnológico, mas que conversa intimamente com nosso passado, com a busca de referências artísticas históricas, expressa tudo o que o Festival Arte Foto Caxias já foi, mas também o que pretende ser. Afinal, precisamos entender de onde viemos, para saber em que momento estamos. É no presente que construímos o nosso futuro, mas sempre ancorados firmemente com o que aprendemos no passado. Neste caso, o legado são as doze edições anteriores da Semana da Fotografia que agora se transmutam em um verdadeiro festival inclusivo.


Desta forma, o que o logotipo expressa é este elo entre passado, presente e futuro. Pois um evento como este pode ser a motriz de uma profunda mudança em como vemos o design e a fotografia e a arte, que são, por fim, as formas como vemos o nosso próprio mundo. É nos tempos atuais que temos a chance de criar um novo horizonte que faça a diferença na sociedade e para cada cidadão.


Então, nos vemos em agosto de 2020! Nos vemos no Festival Arte Foto Caxias do Sul do ano que vem!





#12semanadafotografiadecaxiasdosul #semanadafotografia2019

#semanadafotografiaCaxiasdoSul #semanadafotografia #festivalartefotoCaxiasdoSul #logofestivalartefotocaxiasdosul #mateuskremer #CarolineVarta

0 visualização
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul