Diário de uma expedição fotográfica - México!

Atualizado: 13 de Nov de 2019


Dia 30 de novembro de 2019 - Chegamos MESMO no México! 🇲🇽 💀 Serão 16 dias por aqui, e mais de 3000 km pelas estradas mexicanas! 😁 Segue a gente no Instagram pra acompanhar muito mais fotos nos nossos stories: @saladefotografia




Dia 1 de novembro de 2019 - Nosso primeiro passeio no México iniciou com uma caminhada pelo sítio arqueológico de Teotihuacan (com 83 km2), no município de San Juan Teotihuacán, a nordeste da Cidade do México. Património Mundial pela UNESCO desde 1987.





Depois seguimos para a Basílica de Guadalupe, considerada o principal templo da Igreja Católica no continente americano e um dos mais visitados do mundo, recebendo cerca de 20 milhões de fiéis anualmente.





Ainda, visitamos Coyocan e o Museu Frida Kahlo - em homenagem à artista mexicana. Fomos também a San Andrés Mixquic, conseguiu manter suas tradições ancestrais para a morte. Os preparativos começam por dois ou três meses antes; E dias antes da celebração; as casas quanto ao túmulo do falecido são limpos e abertos para entrar ar novo e fresco para as almas. Visitar túmulos de descanso para famílias, lugares onde repousam as almas das crianças com os seus altares e oferendas; Orações, cânticos e muito incenso fazem parte da festividade. As oferendas são decoradas com imagens religiosas; retratos, flores ( principalmente a Zempatzuchitl), e oferecido aos mortos sal de frutas e água e outros quais foram os seus prazeres em vida.. Velas acessas durante o dia todo fazem parte da festividade para adultos e crianças. Muita musica e comida típica.


Dia 2 de novembro de 2019 - Fomos à Cidade universitária de la UNAN - Patrimônio Mundial da Humanidade.





Passeamos pela Cidade do México, praças e ruas, e no sul, um bairro marcante de classe trabalhadora dá lugar aos famosos canais de Xochimilco, os últimos remanescentes de um amplo sistema de transporte de água construído pelos astecas. Barcos coloridos parecidos com gôndolas fazem passeios com os visitantes enquanto passam por vendedores de comida, artesãos e bandas de mariachis. A atmosfera é festiva, especialmente no dia de hoje, 2 de novembro, dia da festa dos mortos!




Encerrando nossa experiência na Cidade do México. Dias intensos, com muita energia e emoções na Festa dos Muertos.






Dia 4 de novembro de 2019 - Hoje estivemos em um maravilhoso e encantado Pueblo chamado de San Sebastião Bernal, fundado em 1642. Um Pueblo Magico que tem um vulcão petrificado, uma grande pedra no alto da montanha, em meio aos campos de Queretaro.





Também visitamos Querétaro, que é um pequeno estado situado na região centro-norte do México. A capital, Santiago de Querétaro, com um aqueduto de 74 arcos, “Los Arcos”, de pedra cor-de-rosa. O centro histórico tem uma arquitetura linda, com estilo colonial espanhola, igrejas como a de São Francisco, na cor ocre, e a de Santa Rosa de Viterbo, em estilo barroco, ainda uma praça cheia de encantos com suas árvores e flores.











Já San Miguel de Alende foi fundada em 1542, e em Julho de 2008 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO juntamente com o vizinho Santuário de Jesus Nazareno de Atotonilco.





Dia 5 de novembro de 2019 - Estamos na cidade de Guanajuato!




Dia 6 de novembro de 2019 - Visitamos mais um Patrimônio da Humanidade. Zacatecas foi assim declarada por sua arquitetura, layout urbano e irregularidade do alinhamento de suas ruas! A cidade é um tesouro colonial, uma bela cidade de pedras cor-de-rosa. Conhecemos também o teleférico da cidade, e a Mina do Eden!






Dia 7 de novembro de 2019 - Tlaquepaque era povoada por indígenas totonacas que produziam utensílios cotidianos e objetos de arte antes da chegada dos espanhóis. Hoje é um centro de manufatura que continua produzindo artesanato e tem fama de ser um "povoado-galeria".


Dia 8 de novembro de 2019 - Também visitamos Guadalajara, que é a segunda maior cidade do México. Conhecida como a terra da tequila e do "mariachi", ela é rica em histórias e tradições.

Dia 9 de novembro de 2019 - A famosa bebida tequila é feita aqui, na cidade de Tequila, no México! Ela é produzida da planta agave-azul.


Dia 10 de novembro de 2019 - Nas margens do lago de Pátzcuaro, existem os herdeiros do Império de Purépecha, uma cidade mágica chamada de Tzintzuntzan, em cujo centro cerimonial existem câmaras funerárias para a elite pré-hispânica. As ruas de paralelepípedos e sua terra vermelha chamam a atenção. Aqui há uma rica herança histórica e tradições ​​que coexistem com seu passado colonial e sua história de mineração.



Dia 11 de novembro de 2019 - Também visitamos outra cidade mágica, Pátzcuaro, que é o lar do povo Purépecha, artesãos. Aqui podemos ver seus artesanatos de madeira, ferro, cestaria, tecidos e cerâmica que, especialmente no dia dos mortos, são vistos com todo seu esplendor. É uma cidade encantadora, com mercados coloridos, cercada por montanhas e casas de adobe.


E ainda conhecemos mais um patrimônio histórico aqui no México: a cidade de Morelia! Seus monumentos são construídos com a pedra rosa característica da região.


Dia 12 de novembro de 2019 - A cidade de Taxco, no México, está encravada em uma área cercada por grandes colinas e montanhas, graças à intensa exploração de suas jazidas de prata. Seu povo vive do comércio e da produção de objetos do metal. Também estão preservadas as construções barrocas erguidas durante o auge da mineração. Suas belas ruas de pedras são caracterizadas por sua inclinação, e quase todas acabam em pracinhas, onde é possível caminhar, visitar o coreto ou sentar em um de seus bancos.

Dia 13 e 14 de novembro de 2019 - Estamos em Acapulco, a praia tão conhecida dos brasileiros devido ao episódio do Chaves! É também o destino de praia mais famoso do México, graças à sua beleza natural, às areias douradas, ao clima tropical, à temperatura agradável do mar e ao seu povo.


Acapulco é a nossa última parada no México! Foi uma viagem surpreendente! Foram 16 dias de se impressionar a cada esquina. O país impressiona pela beleza e cuidado com seu patrimônio histórico, sua rica cultura, suas tradições preservadas, pelo desenvolvimento de suas cidades e, sobretudo, pela simpatia do povo mexicano! Que recepção calorosa que tivemos em todas as partes que visitamos! Só podemos dizer, ao fim: até logo, México! Queremos voltar muito em breve para descobrir ainda mais belezas!


#expediçãofotográfica #viagemparafotografar #expediçõesfotográficasdaSaladeFotografia #expediçãoMéxico #SaladeFotografianoMéxico #alunosemação #fotografiaCaxiasdoSul #professoradefotografiaCaxiasdoSul #méxico #patrimoniosdahumanidadeUnesco


41 visualizações
  • Facebook Clean

+55 54 35348994 |+55 54 9.91597637

saladefotografia@gmail.com 

Rua Garibaldi, 789. Edifício Estrela, 17º andar, sala 177

​CEP 95084-900

Caxias do Sul, RS, Brasil. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube
  • Instagram

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul