• Sala de Fotografia

Lançamento de dois livros de resgate histórico em Caxias do Sul

Maesa

Mais um projeto que a Sala de Fotografia trabalhou na restauração das fotografias históricas é lançado! O livro "Maesa Poema Arquitetônico", de Rúbia Frizzo, tem lançamento na próxima terça, dia 19 de novembro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornhein, às 18h30! Temos muito orgulho em trabalhar nestes projetos, pois sabemos a importância do resgate histórico para Caxias do Sul!


Fundir poesia nas tramas de uma história que ainda transcorre diante da comunidade caxiense é um dos propósitos de MAESA - Poema Arquitetônico, livro que a jornalista e ex-secretária de Cultura de Caxias do Sul e ex secretária de Turismo de Gramado, Rubia Ana Mossi Frizzo autografa dia 19 de novembro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Mais do que revelar a história da “empresa mãe” da indústria metalúrgica de toda a região e uma das maiores de Caxias, a obra discorre sobre o processo de transformação da MAESA - Metalúrgica Abramo Eberle S/A – fábrica 2 em um espaço cultural, de convivência e de lazer para a comunidade, previsto no Plano de Ocupação apresentado ao Governo do Estado do RS cumprindo cláusula da lei de doação.

MAESA - Poema Arquitetônico resulta de um ano e meio de estudos e pesquisas sobre a trajetória industrial da MAESA e a projeção da revitalização de seu complexo como importante equipamento histórico cultural, além de fazer o registro do trabalho da comissão criada para definir o uso daqueles espaços.

Ao longo de 168 páginas, Rubia transcende o levantamento de importantes informações, análises e interpretações para representar o prédio da MAESA em acontecimento ativo, patrimônio da comunidade caxiense, tombado e legado às futuras gerações.





José Zugno

Mais um livro de resgate histórico, mais um orgulho para a Sala de Fotografia! É o lançamento de mais uma obra que fizemos a restauração e edição das fotos históricas. Será no Museu dos Capuchinhos, a partir das 18h30, junto a uma exposição fotográfica sobre o mesmo tema.


O livro “A Palmeira Humana - Memórias do Naturalista e Escritor José Zugno” apresenta a biografia do ambientalista, escritor e engenheiro agrônomo José Zugno (17/02/1924 – 09/02/2008), cuja vida foi caracterizada por ações pioneiras e marcantes, que transformaram o cenário rural de Caxias do Sul, bem como o meio urbano, tais como a introdução da policultura e o melhoramento genético, a criação das feiras do agricultor, a arborização urbana, o cuidado com parques, praças e jardins, entre muitas outras. O livro foi escrito por seu filho, o jornalista Ricardo Zugno, que, nos últimos anos de vida do pai, acompanhou-o de perto em sua produção literária para a coluna Vida Agrícola, no jornal Correio Riograndense, e debruçou-se sobre seu imenso e diversificado acervo de textos, fotos e objetos, parte dele já doado ao Arquivo Histórico Municipal. A exposição “Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno”, no Museu dos Capuchinhos, é resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por Ricardo Zugno.

A mostra apresenta à comunidade (uma pequena) parte dos documentos, fotos e objetos de seu acervo, representativos de sua vida pessoal e de um importante período da história do município.





#projetos #resgatehistórico #históriadeCaxiasdoSul #restauraçãodefotosantigas #recuperaçãodeimagens #fotoshistóricas #fotografiaCaxiasdoSul #RicardoZugno #JoséZugno #RubiaFrizzo #Maesa

0 visualização
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul