Por que fotografar em RAW?

Você ainda tem dúvidas que o RAW é melhor que o JPG? Sim, é verdade, o RAW é muito mais pesado pra guardar em seu computador, mas não se discute mais a facilidade na hora da edição.


Para quem não sabe, RAW (que vem do inglês "cru") é um formato de arquivo que as câmeras digitais possuem. Com ele, garante-se que toda a informação contida no momento da captura da foto permaneça no arquivo, para ser depois processada no computador. O arquivo JPG, pelo contrário, passa por uma série de compressões e filtros na própria câmera, o que pode comprometer o resultado final da foto - já que o processador de um computador, por exemplo, é muito mais poderoso que o da câmera digital.


Henrique Ribas, referência nacional em Lightroom – trouxe no congresso Circuito Viacolor (2018) uma forma muito didática a diferença de RAW em relação ao JPG: se você tem uma esponja, e a coloca embaixo da torneira, ela fica cheia d`água, cheia de informação: isto é raw. Com essa esponja você sabe que vai poder lavar todas as dez panelas que precisa. Com o Jpg, seria o equivalente a você espremer essa esponja, tirando muita água – esse arquivo comprime a imagem e joga fora informação supostamente inútil. O Raw dá muito mais poder de edição do que o jpg. Mas isso não significa que não se possa fotografar em jpg, mas neste formato é ainda mais importante ter uma boa fotometria.

Vejamos o exemplo abaixo. A foto da esquerda foi salva em JPG, e já conta com edição. A da direita foi fotografada em RAW, editada desta forma, e depois convertida em JPG. Note sobretudo o céu. Na primeira foto, ele ficou branco, com cores quase irrecuperáveis. Na segunda, com o RAW, já conseguimos buscar esta informação de volta no arquivo, trazendo as nuvens. Veja que as cores diferem muito também.


E então, convencido? O RAW é o nosso principal aliado na hora do pós-clique. Sobretudo para quem é profissional, este formato de arquivo é fundamental para garantir a qualidade das suas fotos.




Texto: Sabrina Didoné (jornalista - 0018277/RS)


Fotos: Liliane Giordano


#porquetiraremraw #fotosemraw #conteúdodefotografia #revistadefotografia #fotografiaCaxiasdoSul #professordefotografiaCaxiasdoSul #saladefotografia

38 visualizações
  • Facebook Clean

+55 54 35348994 |+55 54 9.91597637

saladefotografia@gmail.com 

Rua Garibaldi, 789. Edifício Estrela, 17º andar, sala 177

​CEP 95084-900

Caxias do Sul, RS, Brasil. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube
  • Instagram

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul