• Sala de Fotografia

Lançamento: Revista Sala de Fotografia chega a sua sétima edição

Atualizado: 20 de Dez de 2019

A Revista Sala de Fotografia – publicação online e gratuita – chega a sua sétima edição com novidades. O lançamento vai ocorrer em uma nova casa – a recém inaugurada Pizzaria Coronel 789 - o que combina com os novos temas de pauta: economia criativa e empreendedorismo. O evento ocorre na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, a partir das 19h, e é gratuito e aberto ao público. O consumo na pizzaria é por adesão e opcional.


A Revista chega a quase duzentas páginas ainda com muitos outros assuntos. A fotografia entra em pauta com muitas imagens da expedição fotográfica da Sala de Fotografia ao México. Além disso, tem a análise de um dos mais importantes festivais de fotografia do país, o Paraty em Foco. Análises de congressos, fóruns e festivais são tradicionais na Revista. Os textos, mais do que apenas descrever o que ocorreu nestes eventos, trazem espaços opinativos, nos quais ficam claros os pontos de vista da publicação, e que também fazem conexões com outros conteúdos. O objetivo destes espaços é ir além da mera informação, se aprofundando nos temas e produzindo uma análise reflexiva e conhecimento de qualidade e que seja útil para os leitores, não apenas na sua profissão, mas também a respeito de sua visão de mundo.


Novas vozes tem espaço nesta edição, com artigos e imagens internacionais de dois fotógrafos brasileiros: Jesus Carlos e Marcelo Portella. Uma exposição fotográfica de Liliane Giordano ilustra as páginas, com o título “Cidadãos do Mundo”. Ainda, conta com uma matéria sobre como fazer um projeto fotográfico. Também há textos para inspirar quem trabalha com comunicação, arte e cultura, e muitas fotos contemporâneas.


A sétima edição da Revista Sala de Fotografia poderá ser acessada no site da escola de fotografia de Caxias do Sul logo após o lançamento. Para ter acesso às seis edições anteriores da Revista Sala de Fotografia, basta acessar o site da escola: https://www.saladefotografia.com/revista-sala-de-fotografia


A publicação é uma iniciativa da Sala de Fotografia, e conta com o aval da mestre em educação Liliane Giordano e da jornalista Sabrina Didoné. A primeira edição foi lançada em dezembro de 2016, e já teve mais de 1800 acessos na sua plataforma online. Uma nova edição da revista esta disponível todo o semestre, sempre nas datas próximas aos solstícios.


A Sala de Fotografia é uma escola de fotografia de Caxias do Sul. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 150 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 1000 alunos, 20 exposições, várias expedições fotográficas (locais, nacionais e internacionais) e envolvimento com projetos literários e culturais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade.


Sobre Liliane Giordano

Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013-2016). Possui graduação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2005), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela UCS (1997) e especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000). Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação. Hoje, o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem em fotografia, projetos de identidade visual e fotografia autoral.

Faz consultorias na área de imagens para empresas. Ministrou Fotografia para docentes na Secretaria Municipal de Educação e de Cultura de Caxias do Sul. Também ministra como voluntaria oficinas de fotografia em escolas e ONG`s de Caxias do Sul e região, atuando na alfabetização visual de crianças de todas as idades. Atualmente, fotografa para empresas, produz eventos culturais e desenvolve trabalhos autorais, além de pesquisas acadêmicas. Atua como curadora independente tendo trabalhado em grandes exposições fotográficas de Caxias do Sul. Tem textos e artigos publicados na área de Fotografia, inclusive um blog na Fhox, um dos maiores portais de fotografia do Brasil. Coordena também a Revista Sala de Fotografia, em parceria com a jornalista Sabrina Didoné. Foi organizadora da Semana da Fotografia de Caxias do Sul em suas 12 edições em parceria com a Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.


Sobre Sabrina Didoné

Sabrina Didoné é jornalista (MTB 18277/RS), graduada pela Universidade de Caxias do Sul em 2015. Cursou boa parte de sua graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sempre teve sua carreira atrelada ao texto e à imagem. Em 2009, conquistou o primeiro lugar na categoria crônica no Prêmio de Jornalismo Experimental da Unisinos. Já em 2011, ficou em terceiro lugar no 4º concurso fotográfico da cidade de Colinas (RS). Atualmente, une as duas áreas em seu trabalho na Sala de Fotografia, em parceria com a fotógrafa Liliane Giordano. É editora de imagens, bem como editora-chefe da Revista Sala de Fotografia. Ao lado de Liliane, escreve textos conceituais para exposições fotográficas, análises de festivais de fotografia, bem como crônicas sobre a filosofia e a teoria da fotografia em um dos maiores portais de fotografia do Brasil, Fhox.


Sobre a Sala de Fotografia

A Sala de Fotografia é uma escola de fotografia de Caxias do Sul. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 150 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 1000 alunos, 20 exposições, várias expedições fotográficas (locais, nacionais e internacionais) e envolvimento com projetos literários e culturais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade.


Serviço:

O quê: lançamento da Revista Sala de Fotografia nº 7

Quando: dia 11 de dezembro, quarta-feira

Horário: a partir das 19h

Onde: Pizzaria Coronel 789 - Estação Férrea - Rua Coronel Flores, nº 789

Quanto: o evento é gratuito e aberto a comunidade - o consumo na pizzaria é por adesão e opcional

Mais informações:

Sabrina Didoné (jornalista – MTB 18277/RS)

saladefotografia@gmail.com

www.saladefotografia.com





#revistaonline #RevistaSaladeFotografia #revistadefotografia #revistasemestral #SaladeFotografia #sabrinadidoné #lilianegiordano

16 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul