• Sala de Fotografia

Sala de Fotografia celebra seu 12º aniversário com viagem internacional e Revista

6ª edição de revista e 10ª viagem internacional marcam celebrações

Uma edição com 180 páginas de uma revista com conteúdo sobre fotografia. E uma expedição fotográfica ao México. É assim que a Sala de Fotografia, escola de fotografia de Caxias do Sul, comemora o seu aniversário de 12 anos, celebrado neste mês de outubro de 2019.


As expedições fotográficas

A Sala de Fotografia se prepara para embarcar para o México na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro. A professora de fotografia Liliane Giordano conduz nove pessoas nesta nova viagem. Um dos objetivos é fotografar a tradicional Festa dos Mortos, declarada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Logo depois, o grupo segue por um tour pelas principais cidades históricas do país, em um roteiro bem diferente do convencional. Serão 16 dias de viagem, e uma estimativa de mais de três mil quilômetros percorridos nas estradas mexicanas.


A 10ª expedição fotográfica internacional da Sala de Fotografia cumpre com o México a sua tradição de proporcionar destinos com registros fotográficos relacionados com a natureza, o homem e seu patrimônio histórico cultural. Desta forma, busca não apenas bons cliques, mas uma verdadeira transformação para quem viaja.


“Nossos passeios procuram a sensibilização do olhar, o amadurecimento técnico, o desenvolvimento de uma expressão fotográfica pessoal e, ainda, a possibilidade de fazer novos amigos. Na contramão dos turistas, não temos pressa, e paramos em cada lugar para contemplar e clicar. As fotos não só permitem que a gente relembre por onde passamos depois. Elas mudam a forma como vivemos a própria viagem. Pois, ao buscar o que clicar em um novo lugar que visitamos, passamos a olhar mais atentamente ao nosso redor, ficamos mais atentos às sensações, aos movimentos, aos elementos”, explica Liliane.


A Revista Sala de Fotografia

A nova edição da Revista Sala de Fotografia – a sexta, o que marca o aniversário de três anos da publicação semestral, online e gratuita – já está disponível para a leitura no site da escola. Uma das novidades são novas vozes na Revista, trazidas por artigos. Carlos Carvalho e Roberta Tavares, fotógrafo e codiretora da Caravana da Agência Magnum no Brasil, respectivamente, assinam textos opinativos nas páginas da publicação.


Outras matérias da Revista incluem análises de festivais de fotografia que a escola participou neste semestre, como o FestFotoPoA, o Foto em Pauta, o Fórum Latino-Americano de Fotografia. Os textos, mais do que apenas descrever o que ocorreu nestes eventos, trazem espaços opinativos, nos quais ficam claros os pontos de vista da publicação, e que também fazem conexões com outros conteúdos. De acordo com a editora da Revista, a jornalista Sabrina Didoné, o objetivo destes espaços é ir além da mera informação, se aprofundando nos temas e produzindo uma análise reflexiva e conhecimento de qualidade e que seja útil para os leitores, não apenas na sua profissão, mas também a respeito de sua visão de mundo.


A Revista traz ainda muitas fotografias contemporâneas para ilustrar suas páginas e inspirar os leitores. E imagens da exposição de José Alfredo Dalle Molle, bem como a curadoria de Liliane Giordano da exposição sobre a poeta Vivita Cartier, inspirada no livro de Marcos Fernando Kirst. Tem até mesmo uma dica de série que todo fotógrafo deve assistir, para refletir sobre o papel da mulher no espaço do contemporâneo: O Conto da Aia.

O lançamento desta nova edição também contou com uma novidade: ocorreu no Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, durante a Semana Acadêmica dos Cursos de Comunicação, logo após uma palestra do fotógrafo e diretor do festival internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFoto POA), Carlos Carvalho. Carlos falou sobre as fotografias de seu próximo fotolivro, a ser lançado em breve, chamado de “A Curvatura do Olhar”. Nele, estão fotos dos quatro anos que o fotógrafo viveu entre os seringueiros do Acre, em um resgate desta profissão tão peculiar.


A publicação é uma iniciativa da Sala de Fotografia, e conta com o aval da mestre em educação Liliane Giordano e da jornalista Sabrina Didoné. A primeira edição foi lançada em dezembro de 2016, e já teve mais de 1800 acessos na sua plataforma online. Uma nova edição da revista esta disponível todo o semestre, nas datas próximas aos solstícios.


Para ter acesso às edições anteriores da Revista Sala de Fotografia, basta acessar o site da escola: https://www.saladefotografia.com/revista-sala-de-fotografia


Sobre a escola

A Sala de Fotografia é uma escola de fotografia de Caxias do Sul. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 190 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 1000 alunos, 20 exposições, várias expedições fotográficas (locais, nacionais e internacionais) e envolvimento com projetos literários e culturais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade.





#expediçõesfotográficasSaladeFotografia #viagemdefotografia #expediçãofotográfica #aniversário #aniversárioSaladeFotografia #viagemparafotografar #México2019 #expediçãofotográficaMéxico


35 visualizações
  • Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul