• Facebook Clean

2016 @Sala de Fotografia - Caxias do Sul

 

exposição fotográfica e livro

Videiras de Papel

por Severino Julio Schiavo

curadoria de Liliane Giordano

março de 2015

em Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim - Casa da Cultura de Caxias do Sul

Como curadora, tenho cuidado de produzir uma unidade visível, baseada nas imagens produzidas ao longo das estações das videiras, para que todos apreciem e degustem com os olhos os frutos do trabalho de Schiavo. Afinal, quem planta merece colher. Por isso, chegou o momento de provar o grão da uva, de apreciar e sentir o sabor das Videiras de Papel. (Liliane Giordano)

Certo dia fui com o Sr. Schiavo, de madrugada, esperar o nascer do sol para fotografar videiras. Esperamos, fotografamos... (no caso de “fotografamos” o plural é uma heresia). Vi homens preparando a enxertia...   Mãos ágeis, precisas!  Os enxertos pareciam velas que iriam se ascender com as pequenas mudas. Naquele dia tive a certeza de que já estávamos colhendo Videiras de Papel. (Ione Grillo)

Colhemos a uva com a lente da maquina fotográfica. Da pequena  muda ao cacho colorido. Do sol, da chuva, da neblina, neve, e vento  derramamos o vinho... E o viticultor nos mostrou o seu tesouro:  suas paisagens, suas parreiras guardadas em cofre aberto.  E sem nenhum pudor prendemos nas páginas de um livro, nas molduras de um quadro suas videiras que, se antes estavam expostas sob o céu, agora são nossas - Videiras de Papel. (Severino Julio Schiavo)